MESTRADO
MESTRADO PROFISSIONAL

MESTRADO PROFISSIONAL EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA
O programa de Mestrado Profissional da Faculdade Paulo Picanço foi aprovado de primeira pela CAPES/MEC e iniciou em 2019 com sua primeira turma. O curso visa proporcionar para a Odontologia um avanço técnico-científico e inovação, valorizando a produção e o desenvolvimento de materiais e produtos no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de biomateriais odontológicos.
Pós Graduação
750 horas
24 meses
Março/2021
Fortaleza-CE
Destaques






Área de concentração: Clínica Odontológica
A construção da área de concentração em Clínica Odontológica, com definições conceituais claras, bem como a consistência e unicidade da proposta do curso e, fundamentalmente, aderência à produção de seu corpo docente, expressa a vocação inicial da equipe de pesquisadores e indica claramente os contornos gerais da proposta e sua necessária articulação orgânica com as Linhas de Pesquisas, disciplinas e projetos de pesquisas.
O Programa está baseado na interação entre uma área predominantemente técnica e laboratorial com a sua aplicação clínica, ambas com vistas à criação e avaliação de novos biomateriais odontológicos com características inovadoras (antimicrobianas, bioativas e advindas de fontes renováveis). O grande desafio proposto neste Programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico, relacionado ao comportamento clínico dos materiais odontológicos, através da realização de estudos com diferentes desenhos metodológicos. Pretende-se, através da formação de novos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico e a prática, proporcionando uma dinâmica única, nova e que ofereça autonomia ao mestre formado, em especial para a produção do conhecimento de forma inovadora.
Assim, as duas Linhas de Pesquisa que suportam esse Programa visam proporcionar avanço técnico-científico e inovação valorizando a produção e a atividade de pesquisa no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de biomateriais odontológicos que envolvem desde a síntese, caracterização e aplicação clínica e laboratorial, produzindo conhecimento acerca do comportamento dos biomateriais para a evolução da ciência e melhoria da saúde dos pacientes.
O desenvolvimento de novos materiais voltados para o uso em Odontologia, bem como a possibilidade de complementar a formação de profissionais para atuarem na prestação de consultoria junto às indústrias e/ou laboratórios de produção no desenvolvimento de biomateriais odontológicos. Destaca-se que sempre dois docentes participam estrategicamente em duas Linhas de Pesquisa, atuando conjuntamente em projetos e em disciplinas, visando à interrelação das Linhas de Pesquisa com os projetos de pesquisa e com as disciplinas do curso.
Objetivos do Curso
Capacitar os ingressantes do serviço público e privado para o exercício da docência, da pesquisa e da investigação clínica, despertando uma visão crítico-reflexiva para formação de um egresso capaz de atuar em diferentes áreas do conhecimento;
Oferecer um ambiente multidisciplinar, para a geração e troca de conhecimento, estimulando a formação de um egresso com capacidade de diálogo e aplicação do conhecimento em instituições, empresas e sociedade;
Permitir com que o egresso possa ser capaz de produzir conhecimento fundamentado na caracterização e desenvolvimento de materiais odontológicos com propriedades físicas, químicas e biológicas inovadoras e relevantes para as demandas sociais da população.
Currículo Acadêmico do Coordenador do Curso
- Prof. Dr. Victor Pinheiro Feitosa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6492018476375095
Nossos Diferenciais
- Curso em uma faculdade exclusiva de Odontologia;
- Laboratórios exclusivos para pesquisas na área odontológica;
- Clínicas em funcionamento para pesquisas envolvendo pacientes;
- Professores de diversas áreas de interesse para pesquisas;
- Comitê de Ética eficaz na instituição;
- Equipamentos para Pesquisa clinicas : Aquacut, EASYSHADE, Scanner Intraoral ,CAD – CAM e Impressora 3D.;
- Equipamentos para Pesquisa clinicas Laboratoriais: EMIC-INSTRON, duas cortadeiras metalógraficas , UV- Vis, Tomógrafo e Centrifuga de PRF .
Linhas de Pesquisa
Propriedades físicas e microbiológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentais.
Área de concentração:
Odontologia. Descrição/caracterização: Caracterização, por meio de estudos com desenhos experimentais in vitro e in situ e in vivo, das propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias, levando em consideração as demandas sociais e do mercado. Serão abordados temas relevantes das áreas de Prótese Dentária, Endodontia, Dentística, Ortodontia e Biomateriais. Um foco especial será tomado no desenvolvimento e avaliação de biomateriais provenientes de fontes renováveis e sintéticas com capacidades antimicrobianas, bioativas e terapêuticas. Estas características podem ser importantes para o desenvolvimento de novos monômeros e materiais nanoparticulados para aplicação em Protése Dentária, ou de materiais endodônticos com características antibacterianas e terapêuticas em relação ao tecido pulpar e periodontal, através de desenvolvimento de biomateriais odontológicos. Na área de Dentística, os efeitos de tratamentos estéticos e restauradores sobre os tecidos dentais duros serão também avaliados, com especial interesse na análise do potencial agressivo, mutagênico e danoso dos protocolos de clareamento dental, com vistas a proposição de outras substâncias terapêuticas que possam manter a efetividade, mas diminuir os danos causados por esta terapia. Em Ortodontia, o desenvolvimento terá foco em biomateriais com potencial antimicrobiano específico contra a formação de lesões cariosas, mas que ao mesmo tempo possam ser removidos facilmente, gerando menores danos à superfície do esmalte.
Terapêutica clínica aplicada. Área de concentração: Odontologia. Descrição/caracterização:
Estudos e pesquisas de fatores que podem influenciar os diferentes desfechos em Odontologia relacionados às condições individuais ou coletivas, clínicas e terapêuticas, identificando fatores de risco biológicos e não biológicos. Serão avaliadas e desenvolvidas ferramentas para obtenção de dados sobre técnicas ou terapias em Odontologia, por meio de estudos com desenhos descritivos/observacionais e experimentais. A terapêutica e avaliação de medicamentos sobre lesões e alterações orais, diagnosticadas por métodos inovadores, serão prioridade dentro desta linha de pesquisa. Além disso, a etiologia e técnica cirúrgica em situações de trauma maxilofacial serão sustentadas por diversos pesquisadores que já abordam esses temas nas publicações geradas nos últimos anos. Avaliações clínicas de materiais e técnicas restauradoras desenvolvidas também serão realizadas junto dos discentes do programa, a fim de avaliar os efeitos na durabilidade clínica de procedimentos adesivos.
Programa do Curso
Disciplinas que sustentam as linhas (OBRIGATÓRIAS) | |
Disciplinas Núcleo Comum Obrigatório | Didática do Ensino Superior e Estágio docente |
Bioética e ética em pesquisa | |
Metodologia Científica | |
Fundamentos de bioestatística e epidemiologia | |
Seminários clínicos interdisciplinares | |
Conceitos avançados em Clínica Odontológica Integrada | |
Núcleo Linhas de Pesquisa | Disciplinas optativas (POR LINHA) |
Propriedades físico-químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentais | Ensaios laboratoriais de Biomateriais |
Ciência dos Materiais Odontológicos | |
Biocompatibilidade e Toxicidade de Biomateriais | |
Terapêutica clínica aplicada
| Ciências patológicas integradas |
Propedêutica Cirúrgica | |
Clínica Integrada da Infância e da Adolescência | |
Núcleo Optativas Gerais | Disciplinas optativas (GERAIS) |
Manipulação e terapêutica de medicamentos e biomateriais em Odontologia | |
Fundamentos de inovação tecnológica e propriedade intelectual | |
Ensaios clínicos e Revisões sistemáticas | |
Redação científica |
Nossas pesquisas mais próximas de você
Nossos projetos e pesquisas em desenvolvem produtos que geram grande impacto social. Em uma das linhas de pesquisas estamos em parceria com a empresa MMTech (Smart Dent) na para o lançamentos de adesivos e resinas bioativos com grande potencial para melhorar os tratamentos odontológicos. Foram depositadas diversas patentes com potencial para transferência de tecnologia e melhoria da clinica odontológica nas áreas de dentistica, prótese, odontopediatria, endodontia implantodontia.
Histórico
A proposta de criação do Mestrado Profissional surge no âmbito da graduação de bacharelado em Odontologia que iniciou suas atividades em maio de 2016 ofertado pela FACPP. O cenário atual exige o uso intensivo de tecnologias bem como profissionais altamente qualificados, demandando um número crescente de cirurgiões-dentistas que atuem na solução para novos problemas.
A proposta de Mestrado Profissional em Clínica Odontológica da FACPP tem como objetivo desenvolver atividades educacionais, investigativas e clínicas, visando à análise crítica, ao desenvolvimento de produtos, à inovação e à formação de recursos humanos qualificados. A relevância regional e estadual da proposta é, por tudo isso, uma etapa natural do compromisso da Instituição com o desenvolvimento do Ceará e da Odontologia brasileira. Pois a FACPP, desde a sua criação, busca a construção de um Núcleo de Educação de Excelência baseado em qualidade e diferenciais de mercado aos profissionais da área de Odontologia.
O programa de Mestrado Profissional da Faculdade Paulo Picanço foi aprovado de primeira pela CAPES/MEC e iniciou em 2019 com sua primeira turma. O curso visa proporcionar para a Odontologia um avanço técnico-científico e inovação, valorizando a produção e o desenvolvimento de materiais e produtos no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de biomateriais odontológicos.
Autoavaliação do Programa
Internacionalização do Programa
A relação com diversos pesquisadores e instituições estrangeiras proporcionou experiências recentes com o programa de Mestrado Profissional e para a FACPP como um todo, sendo que o Professor Nick Silikas da Universidade de Manchester (Inglaterra) participou da jornada acadêmica presencialmente, vindo à instituição em 2019 e interagindo com os alunos de iniciação científica e mestrado. Em 2020, os Professores Victor Toral Rizo e Lucas Zago Naves, do México e Holanda respectivamente, participaram da jornada, demonstrando a aptidão institucional para internacionalização. Além desses professores, a FACPP possui vínculo de colaboração internacional ativa para pesquisas com Universidade em Quito (Equador), Évora (Portugal), Londres (Inglaterra), Valencia (Espanha) e Portland (Estados Unidos).