laboratórios

LABORATÓRIOS

Centro Cirúrgico Dr. Carlos Diego Lopes Sá

Nossa Estrutura

Possui uma área de 30 m², dividida nos seguintes setores: sala de antissepsia, consultório odontológico e salas de vestuários (masculino e feminino).

O laboratório é utilizado por alunos de Graduação, Pós-Graduação, Docentes e Pesquisadores associados.

Clínicas Odontológicas Multidisciplinares

Sobre

As clínicas odontológicas permitem que os alunos vivenciem experiências profissionais na prática, prestando atendimento à população. Neste espaço, são realizadas atividades de promoção e prevenção da saúde, além de procedimentos odontológicos em vários níveis de complexidade dos cursos de graduação e pós-graduação.

Coordenador: Prof. Dr. Diego Santiago

A Faculdade Paulo Picanço conta com três clínicas odontológicas (Clínica I, Clínica II e Clínica III), todas contendo: Cadeiras Odontológicas, Mesas auxiliares (carrinhos e mochos), sala de raio X periapical equipada, Câmara escura, negatoscópio, máquinas para solda, plastificadora.

Todas as clínicas contam com equipamentos de suporte comum: armários distribuídos com equipamentos de urgência/emergência, cilindros de oxigênio, bombas de alta potência de sucção (Schuster), microscópio de procedimentos clínicos (Aliance), motores de implante com 06 contra ângulos de implante (Neodent), equipamentos rotatórios endodônticos (VDW), localizadores apicais RAYPEX (VDW), ultrassons, contra ângulo Direct reciprocante (VDW), contra ângulo oscilatório (NSK), pistola de obturação termoplastificada, laser (DMC). 

 

Laboratórios Multidisplinares

Laboratório de Patologia

Sobre

O Laboratório de Patologia Paulo Picanço tem participação direta nas principais atividades da graduação, pós-graduação da Faculdade Paulo Picanço, prestação de serviços à comunidade em geral e aos demais profissionais de saúde e pesquisa básica e aplicada, clínica, laboratorial e experimental. Para tanto, o Laboratório de Patologia Paulo Picanço conta com a atuação de docentes, funcionários, alunos de pós-graduação, iniciação científica e estagiários. Conta também boa distribuição física com equipamentos modernos e equipamentos de pesquisa.

Coordenador: Prof. Dr. Diego Santiago

Acompanhamento do laudo solicitado com profissionais altamente capacitados.

O Laboratório de Patologia Paulo Picanço proporciona aos alunos de graduação quanto pós-graduação o acompanhamento e confecção de lâminas e laudos anatomopatológicos.

Os resultados dos laudos são arquivados no banco de dados informatizado do laboratório.

O laboratório dispõe de profissionais especializados na área da interpretação e emissão de laudos anatomopatológicos.

Laboratório de Pesquisa Michael Buonocore

Nossa Estrutura

O Laboratório de Pesquisa Michael Buonocore da Faculdade Paulo Picanço iniciou suas atividades em 2017 e desenvolve trabalhos e pesquisas com características multidisciplinar, direcionados à Área da Clínica Odontológica, englobando as avaliações de ensaios mecânicos, físicos e químicos de biomateriais, além do cultivo de células bacterianas e ensaios microbiológicos, viabilizando o aprimoramento dos estudos dos alunos e professores da graduação, iniciação científica, extensão e pós-graduação, visando as aplicações de interesse científico e tecnológico.

Coordenador:  Prof. Dr. Victor Pinheiro Feitosa

Nossa Estrutura

Atualmente, o laboratório conta com diversos equipamentos que estão presentes máquinas e dispositivos que auxiliam no preparo, processamento e armazenamento de amostras (máquinas de corte, politriz, estufa, geladeiras e motores de ar), além de equipamentos de bancada, como pHmetro, máquinas de cortes, balança analítica, agitadores e microscópios

A Sala de Preparo de Corpos-de-Prova destina-se à confecção de espécimes para todos os tipos de estudos e pesquisas realizados na Faculdade Paulo Picanço e instituições parceiras. Possibilitando a confecção de vários tipos de espécimes. Todos os espécimes que necessitam de superfície especular podem ser polidos em politriz.
A sala também dispõe de estufas para armazenamento de espécimes em água a 37°C. Conta, ainda, com equipamentos para a medição das propriedades ópticas dos materiais dentários, como o espectrofotômetro.

Os projetos desenvolvidos no laboratório de pesquisa envolvem a síntese e caracterização de biomateriais e materiais restauradores por meio da análise de suas propriedades físico-químicas e de avaliações de desempenho e durabilidade in vitro. Materiais experimentais também são formulados e testados com o objetivo de identificar o papel de componentes específicos no comportamento desses materiais. Todos os espécimes que necessitam de superfície específica podem ser polidos em politriz. A sala também dispõe de estufas para armazenamento. Conta, ainda, com equipamentos como o espectrofotômetro. Diversos projetos são desenvolvidos em colaboração com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais.

O laboratório de pesquisa realiza de pesquisas que envolvem ensaios mecânicos, processos de fadiga, análise de deformação estrutural, adaptação marginal, ensaios de materiais odontológicos. Outros projetos são desenvolvidos em colaboração com outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

O laboratório de pesquisa desenvolve estudos com micro-organismos que colonizam a cavidade bucal, está equipada para o cultivo de micro-organismos e cultura de células. Estudos clínicos e in vitro são realizados e desenvolvidos com parcerias nacionais e internacionais.

O laboratório realiza testes bioquímicos, de imuno-histoquímica e imunofluorescência de projetos que utilizam saliva como amostra de coleta. A instituição tem parcerias nacionais e internacionais, como a Universidade de Évora.

Laboratório de Planejamento Digital

Sobre

Através dele será possível realizar os seguintes trabalhos que podem auxiliar as linhas de pesquisa do Programa: Planejamento e confecção de próteses fixas e removíveis sobre dentes e implantes; Planejamento e confecção de guias cirúrgicos computadorizados para implantodontia; Planejamento e confecção de aparelhos estabilizadores para uso em oclusão e; Planejamento e confecção de alinhadores ortodônticos. 

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Abreu

Com um espaço de 23 m², considera-se um laboratório inovador, com objetivo de oferecer serviço de planejamento e produção de trabalhos odontológicos que possam ser executados pelo fluxo digital, contendo recursos avançados e tecnológicos. Conta com scanner intraoral, fresadora de cerâmica e impressoras 3D.

Laboratório de Prótese

Nossa Estrutura

Tem como objetivo oferecer apoio técnico/científico para treinamentos e cursos de curta e longa duração e pesquisas científicas. O laboratório de Prótese foi inaugurado em 2019, possui um espaço adequado para seu funcionamento de 25 m².

Coordenador: Prof. Dr. Diego Martins

Nossa Estrutura

O Laboratório de Prótese da Faculdade Paulo Picanço conta com onze estações de trabalho prontas para o uso e equipadas com motores elétricos individuais, além de vários equipamentos como recortadores e vibradores elétricos para gesso, forno para porcelanas, espatulador à vácuo, demuflador pneumático, balança de precisão, motor de polimento, gotejador elétrico, projetor multimídia, plastificadora a vácuo, motor de polimento e máquina de fundição e indução

Laboratórios Pré-clínicos

Nossa Estrutura

Os laboratórios pré-clínicos permitem ao aluno desenvolver as habilidades para o desempenho de atividades clínicas e, são utilizados em diversas situações de ensino em diferentes disciplinas.

Coordenador Clínico: Prof. Dr. Diego Santiago

Nossa Estrutura

A instituição conta com quatro laboratórios pré-clínicos ocupando 174m2, divididos em Pré-clínico I (42m2), Pré-clínico II (32m2) e Pré-clínicos III e IV (60m2 cada). 

Estes espaços contam com projetores independentes que podem reproduzir imagens de fontes distintas, caixa de som e microscópio clínico. Para tanto, possuem bancadas com refletor e equipo, mochos, câmaras escura, negatoscópio, sala com raio X, vibrador de gesso e cortador de gesso.

 

Laboratório de Radiologia

Sobre

O Laboratório de Radiologia da FACPP oferece aos alunos infraestrutura para a realização de planejamentos e atendimentos de qualidade para os pacientes, utilizando a radiografia como um aliado ao diagnóstico. Ele é dividido em três ambientes e ocupa um espaço de 45m2.

Coordenadora: Profa. Dra. Andrea Aguiar

Nossa Estrutura

Os laboratórios de Radiologia são equipados com tomógrafo 3 em 1, impressora 3D e a laser, fresadora, negatoscópios digitais, cadeiras radiológicas e aparelhos de raio X periapical. O espaço também conta com uma sala de câmara escura e uma sala de processamento, com quatro câmaras reveladoras e um negatoscópio. 

Além disso, o Laboratório possui  sistema de som, rede wi-fi, e computadores dispostos em bancadas.